Abril Marrom: especialista alerta para prevenção à cegueira
O oftalmologista Alessandro Both destaca a importância da saúde ocular
Publicado: 22/04/2025, 12:04

Esse é o mês da campanha Abril Marrom, que chama a atenção para a saúde ocular e a prevenção à cegueira. O Viver Bem desta semana, foi no Instituto da Visão para conversar com o oftalmologista Alessandro Both sobre a importância de cuidar da visão em todas as fases da vida.
“O olho é responsável por 75% dos nossos sentidos. A visão nos conecta ao mundo e, mesmo assim, muitas vezes deixamos de cuidar dessa parte tão essencial do corpo”, explicou o especialista. Segundo ele, a prevenção passa por visitas regulares ao oftalmologista, que ajudam a detectar doenças silenciosas ou até sintomas ligados a condições como hipertensão, diabete e lúpus.
Dr. Alessandro também destacou os riscos do uso excessivo de telas e o aumento de casos de miopia. “Pode ser prejudicial, porém, a gente não pode deixar de usar esses dispositivos, muitas pessoas trabalham só com isso hoje. Mas hoje a gente tem uma epidemia de miopia mundial. Por quê? Quanto mais a gente olha para perto, mais predispõe ao aparecimento a miopia. Então, a gente tem que, na verdade, dar intervalinhos, né? Tentar olhar no horizonte, fazer atividades outdoor, que é tentar olhar para o horizonte para evitar essa progressão maior da miopia”, explica.
Outro alerta importante diz respeito ao hábito de coçar os olhos. “Coçar os olhos recorrentemente pode causar inflamações e até ceratocone, uma doença que afina e deforma a córnea. Às vezes, um simples colírio ou tratamento para alergias pode evitar complicações.”
O médico recomenda visitas ao oftalmologista conforme a idade e histórico de saúde de cada pessoa: “Adultos com boa saúde ocular podem ir ao consultório a cada um ou dois anos, mas quem já tem grau ou doenças específicas precisa de acompanhamento mais frequente, especialmente crianças e idosos”.
Para encerrar, Dr. Alessandro deixou um recado para os seguidores do Portal aRede: “Vamos lembrar, neste Abril Marrom, de piscar mais, fazer atividades ao ar livre, dar pausas no uso de dispositivos digitais e visitar seu oftalmologista com regularidade.”